sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Os Idólatras não entrarão no reino de Deus.

Deus abomina a Idolatria: Êxodo 20:1-5; Salmos 115. 2-8
A palavra de Deus proíbe ter, fazer, se encurvar ou servir a imagens. Seja de semelhança de coisas da terra ou do céu. Quando a pessoa conversa com uma imagem, canta, faz pedidos e promessas ele está adorando a esta imagem. Na verdade a imagem mais adorada pela humanidade hoje é a si próprio (HEDONISMO).


4 TIPOS DE IDOLATRIA:
1 - De imagens:  (Isaias 42.8 - Eu sou o Senhor; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não a darei, nem o meu louvor às imagens esculpidas.); (Isaias 45.20 - Congregai-vos, e vinde; chegai-vos juntos, os que escapastes das nações; nada sabem os que conduzem em procissão as suas imagens de escultura, feitas de madeira, e rogam a um deus que não pode salvar.)
A idolatria mais comum é a de imagens que representam divindades ou santos, que na verdade são considerados divinos por lhes atribuírem poderes que somente Deus tem.
Romanos 10:17 - Logo a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.

2 - Da natureza: Deuteronômio 4.16-19 (Para que não vos corrompais, fazendo para vós alguma imagem esculpida, na forma de qualquer figura, semelhança de homem ou de mulher; 17 ou semelhança de qualquer animal que há na terra, ou de qualquer ave que voa pelo céu; 18 ou semelhança de qualquer animal que se arrasta sobre a terra, ou de qualquer peixe que há nas águas debaixo da terra;)
Deus não admite nenhuma imagem, nem de sol ou de lua ou qualquer outra coisa que esteve nos céus, assim como de homem ou de animais que são da terra ou das águas. A astrologia é um tipo de idolatria e adorar animais com fazem os hindus com aproximadamente 330 milhões de deuses. Brahma é o deus supremo dos hindus.

3 - De pessoas: Atos 12.21-23 (22 E o povo exclamava: É a voz de um deus, e não de um homem. 23 No mesmo instante o anjo do Senhor o feriu, porque não deu glória a Deus; e, comido de vermes, expirou.). Jesus disse que aquele que ama mais os seus parentes e amigos do que ele, não é digno de servi-lo (Mateus 10. 37). Colocar a mulher, filhos ou amigos, acima de Deus é uma forma de idolatria. Também fanatismo de time de futebol, partido politico, religião, artistas da TV ou cantores é idolatrar.

4 - De coisas: Mateus 6. 24 - Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar a um e amar o outro, ou há de dedicar-se a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas. O dinheiro é o objeto mais idolatrado que existe, mas a Bíblia diz que “... a avareza... é idolatria” (Colossenses 3.5).
Precisamos aprender a perder o amor por coisas e objetos, principalmente o dinheiro. I Timóteo 6.7-10

O que vai acontecer com os idólatras: Apocalipse 22: 15 (Ficarão de fora os cães, os feiticeiros, os adúlteros, os homicidas, os idólatras, e todo o que ama e pratica a mentira.A Bíblia diz que os idólatras não entrarão no Reino de Deus, então idolatria é pecado de desprezar o próprio Deus.

O que fazer com as imagens? Deuteronômio 7.25,26; Atos 17:17-29 (“22;23 -Homens de Atenas, em tudo vos vejo muitíssimo religiosos. Percorrendo a cidade e considerando os monumentos do vosso culto, encontrei também um altar com esta inscrição: “Homens de Atenas, eu observei que em todas as coisas pareceis mais dados ao temor das deidades do que os outros. Por exemplo, passeando e observando cuidadosamente os vossos objetos de veneração, encontrei também um altar em que tinha sido escrito: ‘A um Deus Desconhecido.’ Portanto, aquilo a que sem o saber dais devoção piedosa, isso é o que eu vos publico.) Destruí-las, sem aproveita nada é o que a Bíblia manda fazer terminantemente.

O que tem atrás dos ídolos? I Coríntios 10.14–21
Os demônios enganam até os religiosos através da idolatria, e prova disso é o sincretismo, ou seja, na igreja católica o santo tem um nome e nas religiões afros (candomblé, umbanda, quimbanda) tem outro.

Quem são os orixás na Igreja Católica



Exu - Santo Antonio;
Ogum - São Jorge;
Oxossi - São Sebastião;
Xangô - São Jerônimo, São João Batista (Mês de Junho), São Miguel Arcanjo;
Iemanjá - Nossa Senhora dos Navegantes, Virgem Maria;
Oxum - Nossa Senhora da Conceição;
• Yansan - Santa Bárbara;
• Omulu - São Roque, São Lázaro;
• Obá - Santa Rita de Cássia, Santa Joana DArc
• Obaluaê - São Lázaro;
• Nanã - SantaAnna;
• Egunitá - Santa Sara Kali,
• Oxalá - Divino Jesus Cristo, o Ser Cristalino.
• Ewá – Santa Luzia;
• Oxumaré – São Bartolomeu;
• Ibeji – Santos Cosme e Damião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário